Lorene dos Santos http://lattes.cnpq.br/5755158902601110

Última atualização do Lattes: 12.03.2025

Nomes de citação: SANTOS, Lorene dos / SANTOS, LORENE DOS / SANTOS, LORENE / DOS SANTOS, LORENE
Mestrado: 20
Doutorado: 7
Pos-Doutorado: 1
Outras: 13
  • Trabalho Técnico (11)+
    • Ano
      2024
      Título
      Parecer Técnico Projetos de Pesquisa Editais PIBIC/PIBITI
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer técnico científico sobre artigo enviado ao periódico Educação Em Revista / UFMG impresso (Qualis A1)
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer técnico científico sobre artigo enviado ao periódico Educação Em Revista / UFMG impresso (Qualis A1)
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer Técnico para o Programa Nacional da Biblioteca na Escola- PNBE Temático 2013 na Categoria Quilombola
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer técnico científico sobre artigo 'O Programa de Iniciação à Docência enquanto maneira de fomentar o ensino como pesquisa no curso de História: a experiência da Universidade do Estado da Bahia'
    • Ano
      2009
      Título
      Elaboração de questões para concurso público para Professor
    • Ano
      2007
      Título
      Assessora de História da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
    • Ano
      2006
      Título
      O ensino de História e Cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica: entre saberes e práticas
    • Ano
      2006
      Título
      Coordenação Acadêmica do Curso Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira
    • Ano
      2004
      Título
      Assessora de História do CEFOR PUC Minas
    • Ano
      2002
      Título
      SIMAVE/PROEB
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Lana Mara de Castro Siman Carla Ferretti Santiago Valéria de Oliveira Roque Assunção Júnia Sales Cláudia Sapag Ricci Ev Angela Batista Rodrigues de Barros Célio Augusto da Cunha Horta Andreia dos Santos Júnia Sales Teodoro Adriano Costa Zanardi José Ângelo Gariglio Vânia de Fátima Noronha Alves Stella Maria Fernandes Marques Rodrigues Cleidiane Lemes de Oliveira Sílvia Maria de Contaldo Daniela Hatem Marta Bouissou Morais Sânia Maria Campos Vânia Noronha Marcelo dos Santos Isidório Magali dos Reis Rita Fazzi Mario Cleber Lana Mariano Alves Diniz Magali dos Reis Adriana Ramos dos Santos LETÍCIA MENDONÇA LOPES RIBEIRO José Heleno Ferreira Simão Pedro Pinto Marinho Andréa Silva Gino Malba Tahan Barbosa Elaine Cândida Vieira Marrocos Sartori Maria Jaqueline de Grammont Machado de A raújo Ricardo Ribeiro Myriam Álvares Stella Maria Fernandes Marques Luciana Oliveira Correia Admir Soares de Almeida Jr. Amauri Carlos Ferreira Diversos Cleidiane Oliveira Paulo Ricardo da Silva Rodrigues Vitória Régia Izaú Eustáquio Ramos Kátia Pereira Geraldo Magela Modesto Alexandre Bossi Queiroz Gilberto Silva Pereira Viviane Loyola Déborah Rajão Caroline Monteiro Gielton Lima Afonso Celso Renan Barbosa Claudia Pires Evandro Neiva Luciano Mendes de Faria Filho Deisy Ferreira dos Santos Rogéria Cristina Alves Danny Zahreddine Maria do Pilar Lacerda Renilson Rosa Ribeiro Carlos Wagner Machado Arthur Fernandes dos Reis Karine dos Santos Silva Emanuela Antunes de Bezerra Adriana Gomes Tavares Andreia Silva Gino Taís Xavier Nayson Vinícius A. Souza Danilo Candombe Flávia Filomena da Mata Luzia Werneck Pollyanna Nicodemos Izaú Veras Gomes Fernanda Aires Guedes Ferreira Sheilla Alessandra Brasileiro Carlos Roberto Jamil Cury Edson Nascimento Campos Herbert de Oliveira Timóteo Eucídio Pimenta Arruda Silvia Maria S RACHI Luciano Magela Roza José Luiz Fazzi Levindo DINIZ Décio Gatti Júnior Doralice Barros Pereira Rachel Oliveira Júnia Sales Pereira ZAIDAN, Samira ISIDÓRIO, MARCELO DOS SANTOS Sabrina Alves Boldrini Cabral Ricardo Tadeu Barbosa Juliana Rodrigues Bonifácio Maria Ângela Barros de Carvalho Maria do Carmo Xavier Gabriella Figueiredo do Carmo Moreira Matheus Henrique Velozo Gonçalves Ana Maria Monteiro Amilcar Araújo Pereira RUAS, THATIANE
Ensino de História Formação de Professores História e Cultura Africana e Afro-brasileira Formação Continuada de Professores Saberes Docentes PIBID Relaçoes étnico-raciais educação Políticas Educacionais Currículos educação anti-racista Diversidade Trabalho docente políticas educacionais para a diversidade Educação antirracista Saberes escolares Educação Patrimonial História Educação à Distância Formação Inicial de Professores Patrimônio e práticas de memória Licenciaturas Iniciação à docência educação e diversidade Direitos das crianças e adolescentes Memória Pós-graduação Livro Didático infância docencia ensino superior saberes e práticas docentes ingresso na carreira Interdisciplinaridade politicas públicas de formação docente Adolescência Educação Escolar Quilombola Avaliação Pesquisa Práticas docentes ensino aprendizagem em história Formação docente Identidade docente História da Educação Cidadania educação ambiental Inclusão profissionalização docente juventude políticas educacionais para diversidade escola contemporanea história temática pós-pandemia Lei 10.639/03 Educação etnico-racial profissionalidade docente Extensão Universitária Políticas públicas Educação especial Pedagogia Tecnologias digitais da comunicação e informação educação na pandemia formação de professores para a diversidade percursos formativos SELEÇÃO Organização de evento Cultura Racismo Educação do Campo professoras da floresta Cotas Raciais Pesquisa qualitativa comunidades de aprendizagem História oral Quilombolas Novas linguagens museus Educação Infantil Educação Matemática Educação em Engenharia Mulheres negras Desenvolvimento profissional estágio supervionado educação emancipatória Educação Profissional Mestrado em Educação Concurso Público ensino de história e geografia na educação básica representações Base Nacional Curricular Comum Direito à Educação Identidade profissional Narrativas Ensino-aprendizagem Legislação educacional mineira educação física Docência Música Popular PRÁTICAS EXTENSIONISTAS questões socialmente vivas EDucação de Jovens e Adultos Identidade iniciação científica coordenação institucional Representações Sociais Mulheres Profissão docente Comunidade Quilombola relato de experiências docência universitária criança cinema educativo Identidade Negra Escola Sem Partido Artigo científico Educação Escolar Indígena pesquisa em educação Igualdade racial Relações de gênero desafios Ética Escolas Normais Amazônia Acreana Território Memória docente Fazeres docentes Jogos Adoecimento e mal-estar docente História indígena Projeto de Pesquisa história e cultura de Minas Gerais Historiografia Pandemia COVID-19 imprensa Entrevista condições de vida Profissionais quilombolas Egressos escolha pela docência Lei Orgânica de 1946 Profissionais de apoio escolar GEPPDOC Professores iniciantes Experiência Práticas Educativas história local Preconceito racial Práticas escolares Direito à Cidade candombe ensino secundário aceleração de estudos Ensino Fundamental de 9 anos Aula-show contexto sócio-histórico Mulheres professoras Didática trabajo docente bimodal Blended Learning Projeto social Sentidos História da Àfrica Fontes de informação científica Evaristo Ensino de arte objetos de aprendizagem Violência escolar Migração Coordenação Pedagógica enfermeiros-professores Política sociologia escravos Brincar Literatura Infantil sistema de avaliação Produção de materiais didáticos investigação e aprendizagem ensino tempo pedagógico Ciências Humanas músicas autorais Ideologia Indígenas Ensino de artes Trajetória profissional socialização profissional turmas multisseriadas ginástica Pessoas com Deficiência Samba divisão sexual do trabalho Relações Intergeracionais legislação educação Cultura digital tiempos vitales de profesores Teoria das Situações Didáticas Educação Popular arte-educação Significados professores-fisioterapeutas Sociologia da Infância Fontes de informação na Internet Literatura negra Decolonialidade metodologia recursiva saberes pedagógicos refúgio gestão democrática Movimentos sociais ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DCNERER humor Brasil Império Docência em História Brincadeiras Festival da canção professor Educação Básica dialogia Inovações Leitura trabalho coletivo Grupo de Pesquisa Simpósio apresentação musical violência étnico-racial Diagnóstico comunitário impresso unidocência movimento e linguagem corporal gestão dos tempos docentes Movimentos sociais negros Avaliação Externa Educação Museal intelectuais negras estado do conhecimento Narrativas autobiográficas Magistério Trabalho Colaborativo Ensino Remoto docência em engenharia instrução pública Projeto UCA profesores de Bogotá, Colômbia Metodologia BLrSD Rede Federal de Educação Profissional Científica e Cursinho Popular Reterritorialização Teoria Crítica práticas de recreio Relação professor-aluno Dislexia altas habilidades Software Educativo Metodologias ativas fazeres pedagógicos ergologia Neopentecostalísmo Educação Rural Sala de recursos multifuncionais Ditadura Militar Ensino Médio fotografia ensino de sociologia Alfabetização práxis docente Jurada Parecer conflito geracional Rádio Preservação Preconceito modernização profissão artista saberes experenciais cultura escolar Literaturas afro-brasileira e africana Conhecimento Histórico Instituições de Ensino Superior História Oral Temática Diários de aula Abandono do magistério Império tiempos escolares Integração didática Brasil Etnografia dança Hermeneutica Objetiva Professor pesquisador Propostas Curriculares Racismo religioso plataformas digitais PNBE Temático livro diático Museu das Minas e do Metal tiempos docentes presenciales y virtuales Matemática Argentina sentidos das aprendizagens Escrita História de vida desenvolvimento infantil Novo Ensino Médio produção acadêmica
CTIT UFMG