Somos PUC Minas
PUC Minas
Última atualização do sistema: 29.03.2025
HOME
INDICADORES
CONTATO
SOBRE
Professor
Jane Quintiliano Guimaraes Silva
http://lattes.cnpq.br/4548190891694709
Última atualização do Lattes: 27.02.2025
Unidade:
ICH - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento:
DEPARTAMENTO DE LETRAS
Nome de citação:
SILVA, Jane Quintiliano Guimaraes
Exibir Gráficos
Gráfico de Produção Bibliográfica
Gráfico de Orientações Concluídas
Produção Bibliográfica
Artigos Aceitos para Publicação
(1 - 0% com DOI)
+
Artigos Publicados
(19 - 5% com DOI)
+
Demais Tipos de Produção
(28 - 0% com DOI)
+
Textos em Jornais ou Revistas
(3 - 0% com DOI)
+
Trabalho em Eventos
(30 - 0% com DOI)
+
Orientações Concluídas
Mestrado:
22
Doutorado:
16
Pos-Doutorado:
0
Outras:
15
Produção Técnica
Trabalho Técnico
(16)
+
Ano
2022
Título
Parecerista da Revista Scripta v. 26, n.56 - Dossiê Leitura, releitura e desleitura
Ano
2021
Título
TRAVESSIAS INTERATIVAS -Revista da UFS/São Cristóvão. volume 11, n. 24 (semestre II/2021)
Ano
2021
Título
Parecer sobre o relatório de Pós-doutorado intitulado ?Fora da escola: investigando narrativas sobre aprendizagem informal de inglês?,
Ano
2021
Título
FAPESP - Parecer sobre projeto de pesquisa - Ref: Processo 2021/06962-5 - Mestrado
Ano
2021
Título
Baktiniana: Revista de Estudos de Discurso - 2021 (LAEL-PUCSP)
Ano
2020
Título
Dispositiva, Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação Social da PUC Minas
Ano
2019
Título
Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso - v. 14, n. 4 , 2019. (LAEL-PUCSP)
Ano
2019
Título
Revista da ANPOL - v. 1, n. 49, 2019. Letramento e Transdisciplinaridade
Ano
2018
Título
Parecerista ad hoc da Revista Acta Scientiarum, v. 40, n. 2 (2018)
Ano
2017
Título
Parecerista da Revista Scripta v. 21, n.43 - Dossiê Escrita no Ensino Superior: ensino e pesquisa
Ano
2017
Título
Parecerista ad hoc da Revista GEL N. 3, V. 14
Ano
2017
Título
Parecer do artigo O bacharelado em Direito e o trabalho de conclusão de Curso (TCC): dimensões escondidas em práticas letradas acadêmicas
Ano
2015
Título
Revista DELTA -v. 31, n. 1 (2015)
Ano
2010
Título
SITE Agentes de leitura
Ano
2010
Título
Revista FÓRUM LINGUÍSTICO - v. 7 n. 2 (2010)
Ano
2005
Título
Avaliação de Livros Didáticos de 1ª a 4ª Séries do PNLD 2007 - área de Língua Portuguesa
2 Especialidades
Por ordem de relevância
Nome da especialidade
(número de vezes que aparece no Lattes)
Linguística Textual Análise do Discurso e...
(32)
+
mais informações sobre esta especialidade
Linguística Textual Análise do Discurso e...
(8)
+
mais informações sobre esta especialidade
Coautores
Total: 53
Professor da PUC Minas (6)
Externo Identificado no Lattes (1)
Não identificado (46)
Juliana Alves Assis
Maria de Lourdes M Matencio
Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues
Maria Angela Paulino Teixeira Lopes
Fernanda Zilli do Nascimento
Robson Brito
Maria de Lourdes M Matencio
Juliana Cristina Salvadori
Márcia Marques de Morais
Maria Aparecida da Mata
Audemaro Taranto GOULART
Evangela de Barros
Juliana Alves Assis
Rosalvo Pinto
Ana Paula Correa Bovo
Kariny Cristina de Souza Raposo
ADAIL SOBRAL
Kariny Cristina Souza Raposo
Verli Petri
Heitor Pereira Lima
Raquel Junqueira Guimarães
Terezinha Moreira Taborda
Fanny Rinck
Lesley Barlett
Ev Ângela Batista Rodrigues de Barros
Angela Carrato
Lesley Bartlett
Fany Rinck
Evangela de Barros Batista
Kariny Cristina de Souza
Mônica Macedo-Rouet
Maria de Lourdes Matêncio
Cristiane Alvarenga Rocha Santos
Maria Aparecida da Mata
outros e
Renata Oliveira Marques Gomide
Gilcinei Teodoro Carvalho
H. Mari
Vanessa Cardoso
CERDEIRA, Teresa Cristina
Rosângela Hammes Rodrigues
Mary Elizabeth Cerrutti Rizzatti
Maria Inês Batista Campos
Francica Pereira Maciel
Maria Beatriz N. DECAT
Ana Maria Rabelo Gomes
Marildes Marinho
Carlos Henrique Gerken
Vera Mazagão Ribeiro
Ana Paula Martins Correa Bovo
Juliana Assis
Anne Caroline de Oliveira Glicério
Zélia Versiani
382 Palavras Chave
utilizadas pelo(a) professor(a)
Letramento
Análise do discurso
Gêneros textuais
formação de professor
escrita acadêmica
Leitura , diferentes práticas e concepções
Escrita
Leitura
Língua Portuguesa
gênero discursivo
Avaliação
Gerenciamento de vozes
Movimentos dialógicos: a construção de identidade
Construção identitária
discurso
Formação de Professores
Escrita escolar
Letramento na academia
construção de autoria
Aprendizagem
formação de agentes de leitura
Identidade
trabalho discursivo
educação
Oralidade
Posicionamentos identitários,formação de professor
Representações socias,práticas discursivas
ato de ler, práticas leitoras e formação de leitor
Autoria, escrita científica, trabalho discursivo
Retextualização
Gênero epistolar
Produção de textos
Livro Didático
Argumentação
Posicionamento identitário
Ensino e aprendizagem
Sala de Aula
Identidade profissional
Discursividade
Intertextualidade
autoria, posicionamento identitário
SABERES, LETRAMENTO DIGITAL, FORMAÇÃO PROFISSIONAL
construção de identidade profissioinal
modos de dizer, posição autoral
ação do sujeito no trabalho de escrita
Movimentos dialógicos
agenciamento de vozes
Rede de atividades e formação de professor
Ensino de Língua Portuguesa
Leitura, releitura e desleitura
Configuração textual
linguagem, enunciação, lingua e discurso
Posicionamento de autoria
Discurso jornalístico
Discurso político
produção , circulação e recepção de discursos
Discurso e texto
ensino
leitura, rede de leitores
Prática de letramento
Estratégia textual-discursiva
Orientações Curriculares
Heterogeneidade de dsicursos
leitores
linguística
representações sociais, sujeito, ensino e aprendiz
Ações linguageiras
Mulheres detentas
Avaliação, competências, linguagem
formação do professor, projeto pedagógico, saberes
fazer docente, representações
Escrita, Performance, Textualidades
Práticas de leitura
construção da subjetiivdade pela escrita
subjetividade, autoria e estratégias do dizer
discurso acadêmico
Discurso publicitário
escola, espaço de produção de conhecimento
Processo de referenciação
Educação estética
memorial
Guimarães Rosa
Produção de textos na escola
Desinformaçao; Produção e circulação de sentidos
concepçoes de língua e linguagem
a multiplicidade de textos e discursos
letramentos e pesquisas sobre a leitura
Leituras sobre Saramago
Estética, literatura e formação de professor
subjetividade e intersubjetividade na enunciação
dialogicidade do texto epistolar
praticas acadêmicas e gêneros discursivos
escrita e produção de sentido
POSIÇÃO AUTORAL
contrato comunicativo da resenha
Projeto Pedagógico
Letramentos acadêmicos
lugares enunciativos e vozes
Heterogeneidade
ação do sujeito na escrita
tipologia textual escolar
processamento de texto - produção e recepção
Discurso científico
Alfabetização
Estratégias de leitura
Interação
Processo de Subjetivação
Práticas discursivas
Sujeito e produção de sentido
práticas discursivas do mundo acadêmico
rotinas comunicativas e discursivas do evento
Resenha acadêmica
estratégias do dizer
Práticas de ensino
construção de subjetividade
Gêneros textuais na escola
Gêneros textuais jornalísitcos
narrativa, textualização e temporalidade
Sujeito leitor e produtor de textos
Discurso religioso, gênero, formação discursiva
Mídia, produção e controle de sentidos
LEITURA E INTERDISCURSIVIDADE
Escrita, reescrita. autoria
Discurso científico, Heterogeneidade , Autoria
Liberdade de expressão
Indícios de interatividade
Dialogicidade e interatividade
Retextualização, ação do sujeto
Gerenciamento de vozes , a dialogicidade do gênero
aprendizagem e desparendizagem da escrita
Representação de escrita pelo aluno
Retextualização, modos de dizer
Gerenciamento de vozes e asunção de um posicionma
ler e escrever - atividades de inserção
O texto como unidade de ensino e emergência de um
tipos textuais e gênero discursivo
Fake News; Vontade de Verdade; Discurso.
Referência pessoal
didatização, gênero discursivo, saberes
generenciamento de vozes e lugares enunciativos
ENTREVISTA COM PESQUISADORES
Leitura; produção de sentidos; interpretação
Aula de leitura; interação. ensino remoto
PISA; Leitura, Concepções e sentidos
língua, variação, ethos e identidade
Tipologia textual
Fazer do professor; Rede de atividades, Identidade
Memória, formação identitária do professor
Ensino de escrita
Dialogicidade
PISA, LECTURE , DISCOURS D' ENSEIGNANTS
Competência comuniciativa
produção de conhecimentos, prática pedagógica
Jornalisno, repertório discursivo, impeachment,
movimentos dialógicos - marcas de interatividade
diferentes tipologias textuais
língua
Ethos
Belo Horizonte
Grande Sertão
ensino e aprendizagem do fazer pedagógico
Narrativas infantis
Axiológico
Escrita de Si
Coerência textual
metáfora
Gênero jornalístico
narrativas escolares
didatização
Feminismo
Produção e divulgação do discurso científico
Identidade de Gênero
Discurso e poder
Leitura, formação de leitor, escola básica
Teatro, leitura e performance
Leitura, criação, teatro
Autocitação; Discurso científico; Letramentos
Crônica, subjetividade e património
crônica brasileira
Mobilização
DISCURSOS RELIGIOSOS; DISCURSO POLÍTICO, LIBERDADE
Lava jato, construção civil,crise
PROCESSAMENTO METAFÓRICO;
Prática Assistencial
Reforma Curricular
BNCC
palavras, nuances de sentido
Gênero
Corpo e sexualidade
Engenharia Eletrônica e Telecomunicação
Direito
produção e compreensão de textos
Língua Estrangeira
Psicologia da Educação
Português Instrumental
Letras
Linguística Aplicada
Discurso, Texto, Interdiscurso, Sujeito
gêneros epistolares, dialogicidade, trocas
Tipos textuais
processamento e produção de sentidos
Gêneros da esfera Jornalisitca
várias grafias
escita alfabética
Autor, leitor e texto
Interdiscursividade, intertextualidade, dialogismo
sistemas de atividades em gêrenos epistolares
Cenas de leitura, modos de ler
gêneros do mundo acadêmico
Modos do dizer , textualização e enunciação
Prática de letramento e formação
fake news
PISA
Prática de leitura
Escrita acadêmica, autoria, trabalho discursivo
Citação, posição-sujeito e escrita acadêmica
Escrita acadêmica, discursividade e sujeito
PANDEMIA COVID 19, DISCURSIVIDADES E METÁFORAS
Pisa, letramento e competência leitora
Fake News,
Formadora de professores e pesquisadores, leitura
AUTORIA, TRABALHO DISCURSIVO DO SUJEITO , CITAÇÃO
Escrita, Resistência, sentidos e sujeitos
marcas da fala na escruitura infantil
ambiência de interlocução
processo de subjetividade
Referenciação
Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio
comentários
Mudança de papéis comunicatvos
Referenciação de pessoa e formas de subjetivação
Práticas de letramento e a escrita escolar
Escolarização da escrita
resenha acaêmica e resenha crítica
estratégias (meta) discursiva e enunciaitva
Escolarização das práticas de escrita
troca de papéis comunicatvos
Competência tiploógica
diario íntimo
Planejamento Pedagógico
Procedimentos e controle de escrita
subjetivação
Produção de sentidos
texto como unidade de ensino
universidade e formação de sujeitos
ensino e construção de competência discursiva
trocas de correspondência - troca de turnos
gestos de autoria
interlocução intersubjetiva -emergência de papéis
processo de subjetiivdade e subjetivação
Literatura
Ziraldo
aspectos cognitivos
contos brasileiros
Ensino Médio
estilo
enunciação, lingua e discurso
Dialogismo
Interatividade
Textualização
Sequência Didática
texto literário
propaganda eleitoral , formação discursiva
redes sociais
Interação por cartas
gerenciamento de vozes e lugares enunciativos
jogos de verdade
Espaço
Campanha midiática
Jogo
Professor
PRODUÇÃO ESTÉTICA DO ARQUITETO E DO DESIGNER
Internacionalização da ciência
Concepção de sujeito leitor e produtor de textos
Leitura e formação de leitor/a
Dicionário
fazer do pesquisador
Autoria
sentidos: ausência e presença
Processos de subjetivação
Direito Penal
Formação de leitores
Competência textual
práticas de leitura - atividade social
discurso jornalisitco
função social da escrita
sistema fonético e fonológico da língua
texto - prução de sentido
rotinas comunicatvas nas cartas e e-mais
linguagem
Orientação vocacional
sujieto, subjetividade
Processo de Subjetivação e subjetiviade
oralidade e escrita
saber dizer e fazer pedagógico, identidade
processo de subjetivação e subjetividade
Modos
vontade de verdade
Regime de verdade
Posicionamento autoral
práticas de escrita fora da escola
regras discursivas
texto juridico
constuíndo a interatiividade
Produção e circulação de sentidos
definição de lugares enunciativos
textualização e o trabalho lingüístico do produt
formação de professor autor e leitor
Referenciação de vozes
gestão do texto - estratégias do dizer
sujeito letrado
Desconstrução de concepções de escrita
tipologia escolar
posição autoral e filiação a discursos científicos
publicização da privacidade
gestos de subjetividade e subjetivação
distinção metodológica
Objetivação
Textos acadêmicos
Contrapalavra
texto - unidade de ensino
contrato comunicativo da carta
estratégias de modalização
critérios de tipificação de textos
Pesquisa
Sinais de pontuação
construção dialógica
relação pai/filho
mídia
Poética
Alemanha
corpo e discurso
Filosofia da Linguagem
Adolescentes acautelados
Educação à Distância
Comunicação
rede de atividade, discurso midiático
Grande Sertão: Veredas
aluno
criatividade, cores, formas e integração conceptua
desinformação
subjetividade e produção de identidade
trabalho discursivo do sujeito
prática do discurso religioso
Valores étnico-raciais
Literatura e experiência estética
práticas comunicativas e esferas sociais
produção, circulação e recepção
notações e conveções do código escrito
aquisição de escrita e hipótese de escrita
marcas de interatividade em textos
Gestos de ler
constituição do sujeito
Texto e discurso
Argumento de autoridade
textos -unidade de ensino
Hipertexto
Twitter do STF
contrato social : a troca de correspondência
distinção conceitual
Produção de sentido
posições discursivas e modos de dizer
marcas de interatividade na escrita da carta
gêneros da academia
descrição, narração e argumentação
Brasil
exclusão
voz do cientista
Objeto de ensino
ENEM
Letramentos
postura autoral
Silêncio
estratégias textuais e libngüísitcas
práticas de ensino de leitura
hipetexto e primiera página
Gramática - uso e reflexão
processo de produção circulação e repceção
escrita significada
planificação do texto - composição textual
Formação discursiva
gestão do texto jornalísitco
CTIT UFMG