Jane Quintiliano Guimaraes Silva http://lattes.cnpq.br/4548190891694709

Última atualização do Lattes: 27.02.2025

Nome de citação: SILVA, Jane Quintiliano Guimaraes
  • Trabalho Técnico (16)+
    • Ano
      2022
      Título
      Parecerista da Revista Scripta v. 26, n.56 - Dossiê Leitura, releitura e desleitura
    • Ano
      2021
      Título
      TRAVESSIAS INTERATIVAS -Revista da UFS/São Cristóvão. volume 11, n. 24 (semestre II/2021)
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer sobre o relatório de Pós-doutorado intitulado ?Fora da escola: investigando narrativas sobre aprendizagem informal de inglês?,
    • Ano
      2021
      Título
      FAPESP - Parecer sobre projeto de pesquisa - Ref: Processo 2021/06962-5 - Mestrado
    • Ano
      2021
      Título
      Baktiniana: Revista de Estudos de Discurso - 2021 (LAEL-PUCSP)
    • Ano
      2020
      Título
      Dispositiva, Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação Social da PUC Minas
    • Ano
      2019
      Título
      Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso - v. 14, n. 4 , 2019. (LAEL-PUCSP)
    • Ano
      2019
      Título
      Revista da ANPOL - v. 1, n. 49, 2019. Letramento e Transdisciplinaridade
    • Ano
      2018
      Título
      Parecerista ad hoc da Revista Acta Scientiarum, v. 40, n. 2 (2018)
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista da Revista Scripta v. 21, n.43 - Dossiê Escrita no Ensino Superior: ensino e pesquisa
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista ad hoc da Revista GEL N. 3, V. 14
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer do artigo O bacharelado em Direito e o trabalho de conclusão de Curso (TCC): dimensões escondidas em práticas letradas acadêmicas
    • Ano
      2015
      Título
      Revista DELTA -v. 31, n. 1 (2015)
    • Ano
      2010
      Título
      SITE Agentes de leitura
    • Ano
      2010
      Título
      Revista FÓRUM LINGUÍSTICO - v. 7 n. 2 (2010)
    • Ano
      2005
      Título
      Avaliação de Livros Didáticos de 1ª a 4ª Séries do PNLD 2007 - área de Língua Portuguesa
Letramento Análise do discurso Gêneros textuais formação de professor escrita acadêmica Leitura , diferentes práticas e concepções Escrita Leitura Língua Portuguesa gênero discursivo Avaliação Gerenciamento de vozes Movimentos dialógicos: a construção de identidade Construção identitária discurso Formação de Professores Escrita escolar Letramento na academia construção de autoria Aprendizagem formação de agentes de leitura Identidade trabalho discursivo educação Oralidade Posicionamentos identitários,formação de professor Representações socias,práticas discursivas ato de ler, práticas leitoras e formação de leitor Autoria, escrita científica, trabalho discursivo Retextualização Gênero epistolar Produção de textos Livro Didático Argumentação Posicionamento identitário Ensino e aprendizagem Sala de Aula Identidade profissional Discursividade Intertextualidade autoria, posicionamento identitário SABERES, LETRAMENTO DIGITAL, FORMAÇÃO PROFISSIONAL construção de identidade profissioinal modos de dizer, posição autoral ação do sujeito no trabalho de escrita Movimentos dialógicos agenciamento de vozes Rede de atividades e formação de professor Ensino de Língua Portuguesa Leitura, releitura e desleitura Configuração textual linguagem, enunciação, lingua e discurso Posicionamento de autoria Discurso jornalístico Discurso político produção , circulação e recepção de discursos Discurso e texto ensino leitura, rede de leitores Prática de letramento Estratégia textual-discursiva Orientações Curriculares Heterogeneidade de dsicursos leitores linguística representações sociais, sujeito, ensino e aprendiz Ações linguageiras Mulheres detentas Avaliação, competências, linguagem formação do professor, projeto pedagógico, saberes fazer docente, representações Escrita, Performance, Textualidades Práticas de leitura construção da subjetiivdade pela escrita subjetividade, autoria e estratégias do dizer discurso acadêmico Discurso publicitário escola, espaço de produção de conhecimento Processo de referenciação Educação estética memorial Guimarães Rosa Produção de textos na escola Desinformaçao; Produção e circulação de sentidos concepçoes de língua e linguagem a multiplicidade de textos e discursos letramentos e pesquisas sobre a leitura Leituras sobre Saramago Estética, literatura e formação de professor subjetividade e intersubjetividade na enunciação dialogicidade do texto epistolar praticas acadêmicas e gêneros discursivos escrita e produção de sentido POSIÇÃO AUTORAL contrato comunicativo da resenha Projeto Pedagógico Letramentos acadêmicos lugares enunciativos e vozes Heterogeneidade ação do sujeito na escrita tipologia textual escolar processamento de texto - produção e recepção Discurso científico Alfabetização Estratégias de leitura Interação Processo de Subjetivação Práticas discursivas Sujeito e produção de sentido práticas discursivas do mundo acadêmico rotinas comunicativas e discursivas do evento Resenha acadêmica estratégias do dizer Práticas de ensino construção de subjetividade Gêneros textuais na escola Gêneros textuais jornalísitcos narrativa, textualização e temporalidade Sujeito leitor e produtor de textos Discurso religioso, gênero, formação discursiva Mídia, produção e controle de sentidos LEITURA E INTERDISCURSIVIDADE Escrita, reescrita. autoria Discurso científico, Heterogeneidade , Autoria Liberdade de expressão Indícios de interatividade Dialogicidade e interatividade Retextualização, ação do sujeto Gerenciamento de vozes , a dialogicidade do gênero aprendizagem e desparendizagem da escrita Representação de escrita pelo aluno Retextualização, modos de dizer Gerenciamento de vozes e asunção de um posicionma ler e escrever - atividades de inserção O texto como unidade de ensino e emergência de um tipos textuais e gênero discursivo Fake News; Vontade de Verdade; Discurso. Referência pessoal didatização, gênero discursivo, saberes generenciamento de vozes e lugares enunciativos ENTREVISTA COM PESQUISADORES Leitura; produção de sentidos; interpretação Aula de leitura; interação. ensino remoto PISA; Leitura, Concepções e sentidos língua, variação, ethos e identidade Tipologia textual Fazer do professor; Rede de atividades, Identidade Memória, formação identitária do professor Ensino de escrita Dialogicidade PISA, LECTURE , DISCOURS D' ENSEIGNANTS Competência comuniciativa produção de conhecimentos, prática pedagógica Jornalisno, repertório discursivo, impeachment, movimentos dialógicos - marcas de interatividade diferentes tipologias textuais língua Ethos Belo Horizonte Grande Sertão ensino e aprendizagem do fazer pedagógico Narrativas infantis Axiológico Escrita de Si Coerência textual metáfora Gênero jornalístico narrativas escolares didatização Feminismo Produção e divulgação do discurso científico Identidade de Gênero Discurso e poder Leitura, formação de leitor, escola básica Teatro, leitura e performance Leitura, criação, teatro Autocitação; Discurso científico; Letramentos Crônica, subjetividade e património crônica brasileira Mobilização DISCURSOS RELIGIOSOS; DISCURSO POLÍTICO, LIBERDADE Lava jato, construção civil,crise PROCESSAMENTO METAFÓRICO; Prática Assistencial Reforma Curricular BNCC palavras, nuances de sentido Gênero Corpo e sexualidade Engenharia Eletrônica e Telecomunicação Direito produção e compreensão de textos Língua Estrangeira Psicologia da Educação Português Instrumental Letras Linguística Aplicada Discurso, Texto, Interdiscurso, Sujeito gêneros epistolares, dialogicidade, trocas Tipos textuais processamento e produção de sentidos Gêneros da esfera Jornalisitca várias grafias escita alfabética Autor, leitor e texto Interdiscursividade, intertextualidade, dialogismo sistemas de atividades em gêrenos epistolares Cenas de leitura, modos de ler gêneros do mundo acadêmico Modos do dizer , textualização e enunciação Prática de letramento e formação fake news PISA Prática de leitura Escrita acadêmica, autoria, trabalho discursivo Citação, posição-sujeito e escrita acadêmica Escrita acadêmica, discursividade e sujeito PANDEMIA COVID 19, DISCURSIVIDADES E METÁFORAS Pisa, letramento e competência leitora Fake News, Formadora de professores e pesquisadores, leitura AUTORIA, TRABALHO DISCURSIVO DO SUJEITO , CITAÇÃO Escrita, Resistência, sentidos e sujeitos marcas da fala na escruitura infantil ambiência de interlocução processo de subjetividade Referenciação Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio comentários Mudança de papéis comunicatvos Referenciação de pessoa e formas de subjetivação Práticas de letramento e a escrita escolar Escolarização da escrita resenha acaêmica e resenha crítica estratégias (meta) discursiva e enunciaitva Escolarização das práticas de escrita troca de papéis comunicatvos Competência tiploógica diario íntimo Planejamento Pedagógico Procedimentos e controle de escrita subjetivação Produção de sentidos texto como unidade de ensino universidade e formação de sujeitos ensino e construção de competência discursiva trocas de correspondência - troca de turnos gestos de autoria interlocução intersubjetiva -emergência de papéis processo de subjetiivdade e subjetivação Literatura Ziraldo aspectos cognitivos contos brasileiros Ensino Médio estilo enunciação, lingua e discurso Dialogismo Interatividade Textualização Sequência Didática texto literário propaganda eleitoral , formação discursiva redes sociais Interação por cartas gerenciamento de vozes e lugares enunciativos jogos de verdade Espaço Campanha midiática Jogo Professor PRODUÇÃO ESTÉTICA DO ARQUITETO E DO DESIGNER Internacionalização da ciência Concepção de sujeito leitor e produtor de textos Leitura e formação de leitor/a Dicionário fazer do pesquisador Autoria sentidos: ausência e presença Processos de subjetivação Direito Penal Formação de leitores Competência textual práticas de leitura - atividade social discurso jornalisitco função social da escrita sistema fonético e fonológico da língua texto - prução de sentido rotinas comunicatvas nas cartas e e-mais linguagem Orientação vocacional sujieto, subjetividade Processo de Subjetivação e subjetiviade oralidade e escrita saber dizer e fazer pedagógico, identidade processo de subjetivação e subjetividade Modos vontade de verdade Regime de verdade Posicionamento autoral práticas de escrita fora da escola regras discursivas texto juridico constuíndo a interatiividade Produção e circulação de sentidos definição de lugares enunciativos textualização e o trabalho lingüístico do produt formação de professor autor e leitor Referenciação de vozes gestão do texto - estratégias do dizer sujeito letrado Desconstrução de concepções de escrita tipologia escolar posição autoral e filiação a discursos científicos publicização da privacidade gestos de subjetividade e subjetivação distinção metodológica Objetivação Textos acadêmicos Contrapalavra texto - unidade de ensino contrato comunicativo da carta estratégias de modalização critérios de tipificação de textos Pesquisa Sinais de pontuação construção dialógica relação pai/filho mídia Poética Alemanha corpo e discurso Filosofia da Linguagem Adolescentes acautelados Educação à Distância Comunicação rede de atividade, discurso midiático Grande Sertão: Veredas aluno criatividade, cores, formas e integração conceptua desinformação subjetividade e produção de identidade trabalho discursivo do sujeito prática do discurso religioso Valores étnico-raciais Literatura e experiência estética práticas comunicativas e esferas sociais produção, circulação e recepção notações e conveções do código escrito aquisição de escrita e hipótese de escrita marcas de interatividade em textos Gestos de ler constituição do sujeito Texto e discurso Argumento de autoridade textos -unidade de ensino Hipertexto Twitter do STF contrato social : a troca de correspondência distinção conceitual Produção de sentido posições discursivas e modos de dizer marcas de interatividade na escrita da carta gêneros da academia descrição, narração e argumentação Brasil exclusão voz do cientista Objeto de ensino ENEM Letramentos postura autoral Silêncio estratégias textuais e libngüísitcas práticas de ensino de leitura hipetexto e primiera página Gramática - uso e reflexão processo de produção circulação e repceção escrita significada planificação do texto - composição textual Formação discursiva gestão do texto jornalísitco
CTIT UFMG